Apresentação

Observa-se com frequência nos departamentos de Filosofia do Brasil certo ceticismo dos graduandos em Filosofia quanto à importância da carreira de professor de Filosofia no Ensino Médio, mesmo sabendo de sua recente obrigatoriedade e da grande demanda de profissionais qualificados para o exercício desta função no país. Parece faltar uma cultura acadêmica que forme um profissional apto e disposto a ensinar tal disciplina neste nível de ensino. Com a Reforma Universitária, as Licenciaturas e os cursos, de maneira geral, viram-se obrigados a rever suas demandas e ampliar perspectivas, inserindo entre elas a do Ensino nas Escolas.

O Programa de Estímulo a Docência do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto – PED-Filosofia – foi a nossa primeira resposta à demanda de qualificação dos profissionais em Filosofia. A análise de programas de Filosofia e a avaliação dos métodos de ensino e dos materiais didáticos para esta disciplina foram as primeiras atividades desenvolvidas pelo Programa.

Percebemos durante as reuniões do PED – Filosofia a necessidade de ampliar os debates e discussões sobre os temas relacionados acima. Desse estímulo surgiu a idéia de se fazer um encontro que contemple as propostas anteriores – O Encontro Nacional de Ensino de Filosofia e Filosofia da Educação / ENPEFFE 2013.

Anúncios

7 respostas para Apresentação

  1. A análise, avaliação e propostas que resultem das pesquisas sobre esses temas são necessárias a uma docência reflexiva. A UFSJ tem, relacionado ao seu departamento de filosofia, o Laboratório de Educação em Filosofia, LAFIL, que vem desenvolvendo estudos e experiências no ensino fundamental e médio e dá já razoável literatura sobre o assunto. Sua coordenadora é a professora Maria José Netto Andrade, mjnetto@ufsj.edu.br . Creio que a professora, demais colegas e alunos que estão envolvidos gostariam e aproveitariam muito da participação e contatos no ENPEFFE 2011. Grato pelo convite. Será repassado.

  2. Pedro Gontijo disse:

    Parabenizo a organização do evento. Pretendo me organizar para estar com vocês. Preocupações e respostas a essas como a que vocês estão viabilizando são muito importantes. Precisamos multiplicar espaços e processos que estimulem a produção do conhecimento relacionado com o ensino da filosofia no ensino médio e fundamental.
    Tenho pesquisado sobre os currículos de filosofia de nossos cursos nas federais e outras instituições e ainda parece que a formação de professores de filosofia não é bandeira e nem prioridade. Vemos, inclusive, que se aproveita de recursos do REUNI e outros para se ampliar vagas que atendam a outras demandas.
    Novamente Parabéns pela iniciativa.

  3. Ascísio dos Reis Pereira disse:

    Parabéns;
    Gostaria de parabeniza-los pela iniciativa e dizer que realmente falta um ponto de partida para desnvolver esta questão do ensino de filosofia com competência e seriedade! Que seja um grande e bom encontro e que traga bons ares para o tema na Filosofia.

  4. Geraldo Adriano Emery Pereira disse:

    Segue aos organizadores a expressão de minha alegria e motivação ao saber deste evento aqui em nossa região. Atualmente sou professor efetivo de Filosofia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa o COLUNI. Juntamente com um colega aqui da Faculdade de Educação temos pesquisado o ensino de filosofia e contamos com o auxílio de 3 alunos do ensino médio, dois bolsistas do Bic/EM e um voluntário. Nossa pesquisa refere-se à especificidade da filosofia e sua “adequação” à realidade do ensino médio. O trabalho tem sido bastante interessante e por estarmos próximos seria muito bom estreitar os contatos com os colegas da UFOP, fica o convite para estreitarmos a nossa comunicação acadêmica e partilharmos a pesquisa que estamos fazendo dentro da escola.

    • ENPEFFE disse:

      Sempre que possível, manteremos contato. Sinta-se desde já convidado para participar do evento e/ou, posteriormente, colher os resultados dele em possíveis publicações.

      Forte abraço,

      Jean D. Soares

      Coordenador de assuntos institucionais

  5. Isael Rodrigues Pimentel disse:

    Boa tarde!!!
    Quero saber quantos apresentadores pode ter em cada comunicação, se é só um, ou se pode ser mais.
    Obrigado!

    • Laiz Cristina disse:

      Olá Isael,
      é aceito um integrante por comunicação, mesmo que o trabalho tenha sido elaborado em dupla ou grupo, somente um integrante poderá apresenta-lo.
      Obrigada!
      Abraços,
      Laiz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s