2011

Agradecimento

A sinceridade de um agradecimento constitui sempre um desafio que, por hora, se quer suplantar. A comissão organizadora, após um ano de trabalho cuidadosa e de muitas expectativas, surpreende-se e felicita a todos pelos resultados obtidos através das atividades do ENPEFFE 2011. Decorridas nestes três dias, as atividades tem débitos com cada ouvinte, palestrante, comunicador, monitor, mediador, professor, palestrante, técnico da limpeza, da segurança, da administração, com cada um que em sua singularidade colaborou com as composições, debates e idéias que seguem seus rumos após estes encontros. Sim, a sinceridade de agradecimento exige não dizer demais (ou até mesmo não dizer). Um sorriso, um grande abraço de uma comissão muito agradecida encerram a frase e convidam para próximas oportunidades.

Viva à Filosofia,

a Comissão Organizadora,

Programação

ENPEFFE 2011

09 de novembro, 8h, Credenciamento

09 de novembro, 10h, Abertura

Co-presidentes da Comissão Organizadora

Cláudio Lúcio Mendes e Sérgio Miranda

Palestras

09 de novembro, 10h30,

Desidério Murcho

Ensinar a Filosofar

09 de novembro, 19h,

Mário Nogueira de Oliveira

Educação a partir de John Rawls e Amartya Sen

10 de novembro, 16h,

Silvio Donizetti de Oliveira Gallo

Ensino de Filosofia: problemas e desafios

10 de novembro, 19h,

Walter Omar Kohan

Filosofia. O paradoxo de aprender e ensinar

11 de novembro, 10h30,

Nadja Mara Amilibia Hermann

Sentidos da filosofia da educação

Comunicações

09 de novembro, 13h30

Materiais didáticos Métodos de ensino

Mediação Desidério Murcho (a confirmar)

Antônio José Lopes Alves

A articulação transmídia para a prática pedagógica em filosofia

Joelson Silva De Araújo

Avaliação dos componentes presentes nos principais livros didáticos de filosofia para o Ensino Médio existentes no mercado editorial brasileiro

José Costa Júnior

O laboratório da filosofia – a atividade filosófica e a ficção

Marinês Barbosa De Oliveira Dias

A avaliação  da aprendizagem em filosofia – uma proposta para a elaboração de instrumentos avaliativos de filosofa na educação básica

09 de novembro, 13h30

 Ética, Política e Educação

Mediação Glícia Gripp

Lia Presgrave Reis

Rousseau: por uma educação para a moralidade

Cláudio Eduardo Rodrigues

Sócrates modelo de educador? Reflexões sobre objetivos educacionais e ética socrática

Catarina Jocinei De Oliveira Pecini

Conheça teu lugar: filosofia e cidadania

Rodrigo Antônio Simões Da Silva Pena

Pierre Bourdieu e a escola:Uma análise baseada em “a escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura”

09 de novembro, 16h

Filosofia no Ensino Médio

Mediação Edmar Gonçalves

Rogério Alessandro De Mello Basali

A importância do contato com a filosofia no Ensino Médio

Theofilo M. B. De Oliveira

O ensino de filosofia no Brasil: um problema histórico de diretrizes e um problema processual de aufklärung

Wanderley Da Silva

Da formação virtual à prática presencial: a filosofia no Ensino Médio e seus novos desafios

Maria Helena Masullo

A filosofia no currículo escolar do Ensino Médio da rede estadual paulista: o perfil dos seus professores

09 de novembro, 16h

Ensino de Filosofia

Mediação Henrique Rocha

Patrícia Del Nero Velasco

Argumentação e fundamentação filosófica

Cleilton Dos Santos Moreira

Educação na visão de Rousseau e Paulo Freire: uma convergência necessária para se pensar o ensino de filosofia

Paulo Becher Junior

Formação humana e filosofia de Lévinas

Rogier Da Silva Viegas

Gilles Deleuze e o ensino de filosofia

10 de novembro, 8h

Rodada de Comunicações PED – Filosofia / UFOP

Mediação Sérgio Miranda

10 de novembro, 10h

Currículo para Filosofia

Mediação Jean D. Soares

Ana Carolina Rigoni Carmo

Arte e filosofia: a participação da estética no currículo do Ensino Médio

Katia Cilene Da Silva Santos

Reflexão sobre o currículo de filosofia no Ensino Médio

Marcelo Senna Guimarães

Sílvio Romero e o currículo secundário de filosofia

Rafael Da Silva Cortes

Currículo de filosofia no Ensino Médio: sua importância e desafios

10 de novembro, 13h30

Filosofia da Educação na História da Filosofia

Mediação Fabrícia de Souza Ferreira

Kellen Ferreira De Moraes

Educação para alma através da retórica filosófica elucidada no diálogo Fedro de Platão

André Luiz Maso

Filosofia da educação na historia da filosofia

Danielle Antunes

Da educação das crianças: formação humana e filosofia em Montaigne

Rivaldo Mangueira Maciel Júnior

O ensinamento de Nietzsche: do como tornar-se o que se é

11 de novembro, 13h30

Materiais Didáticos e Metodologias de Ensino

Mediação Mayra Moreira

Denise Araújo

O papel da leitura na construção do conhecimento em filosofia

Sirley Lizott Tedeschi

Filosofia na escola e os sentidos do pensar

Gigliola Mendes

Educar para a vida: a formação filosófica na perspectiva da filosofia da práxis

Laurimar Da Silva Rosa

A comunidade de investigação filosófica no ensino fundamental

11 de novembro, 13h30

Ensino de Filosofia

Mediação Cintia Vieira da Silva

Victor Hugo Barbi

Ensino da filosofia: um exercício ativo e criador

Thiago Vasconcelos Marques

Entre corpos e afetações: potências adolescentes do jogo filosófico

Priscilla Stuart Da Silva

Reflexões sobre a infância em Walter Benjamin

Ravena Olinda Teixeira

A filosofia no Ensino Médio e sua função de despertar

11 de novembro, 16h

Interdisciplinaridade

Mediação Carlos Eduardo Barbosa

Alberes De Siqueira Cavalcanti

Currículo e diversidade cultural: uma abordagem a partir do ensino religioso nas escolas públicas

Franciele Monique Scopetc Dos Santos

Educação sexual e filosofia: notas sobre a interdisciplinaridade no Ensino Médio

William De Siqueira Piauí

História e filosofia da ciência e sua relação com o ensino de ciências

Vinicius De Faria Dos Santos

Cibercultura em Pierre Lévy: uma possível relação com a educação

11 de novembro, 16h

Filosofia da Educação na História da Filosofia

Mediação Hélio Lopes

Edmilson Menezes

Dignidade e educação em Kant

Geraldo Freire De Lima

O projeto pedagógico moderno e sua crítica: a propósito de Kant e Adorno

José Cristiano Gomes Lopes

(des)compassos entre educação e técnica segundo Adorno

Almir F. Da Silva Junior

Hermenêutica e educação: a experiência formativa do educar-se e a reabilitação dialógica com o mundo.

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